Episódio 42 - «A família do escuro» (Rita Taborda Duarte)


A família do escuro 
excerto de A verdadeira história da Alice
 
de Rita Taborda Duarte 
publicado pela Caminho em 2004   
 
Mesmo dentro do meu quarto
vive a família do escuro 
e sempre que o sol se deita 
do outro lado do mundo 
logo a mãe do escuro espreita
e vai entrando com vagar
para dentro do meu quarto
onde com os filhos vive. 
Mal vê a luz apagada 
manda vir os seus filhotes
 — cinco escuros raparigas e um escurinho rapazote— 
 
Quando o sol está de visita
à outra metade do mundo 
e as paredes se transformam 
num negro de poço sem fundo 
a escuridão que é a mãe 
dos escuros mais pequeninos 
toma conta do meu quarto, 
e tudo invade num instante: 
desde a gaveta das meias 
até aos livros da estante 
 
E para não me assustar com o escuro 
prego eu ao escuro um susto: 
 
Acendo a luz de repente 
sem avisar sequer ninguém 
e logo o escuro se sente 
cheio de medo também. 
Enquanto eu fujo do escuro o escuro 
é que foge da luz 
escondendo-se debaixo da mesa 
se deixo uma lâmpada acesa 
 
e é então que ouço ao fundo 
uma vozinha que chama. 
é uma voz pequenina muito metida para si 
que me sussurra baixinho mesmo debaixo da cama: 
 
Não tenhas medo do escuro... 
que o escuro tem medo de ti 
 

Comentários

Mensagens populares