Episódio 34 - "Noutro dia" (Patrícia Portela)

 
NOUTRO DIA 

uma das Seis histórias de tamanhos diferentes que me aconteceram ao mesmo tempo

de Patrícia Portela 
publicadas pela Bruaá em 2021 
 
Pára tudo! – disse eu a todos os que seguiam atrás de mim – Temos de voltar para trás! A cidade vai nua! Um senhor que ia a passar, percebendo que a cidade ficara encavacada com o anúncio, pois não sabia que não estava vestida, ofereceu-lhe as suas jardineiras vermelhas. A cidade saltou inteira para dentro das duas pernas e ai Jesus que lá foi ela!. As calças não lhe serviam, ficavam-lhe apertadas, rasgaram-se em fanicos, enfaralharam-se nos postes de luz, nos sinais de trânsito, enrodilharam-se no sino da igreja, na torre da câmara municipal, um forrobodó, foi o que foi, e sem pauta nem trilha musical. Encabulados, a maioria dos transeuntes apanhou autocarros expresso e comboios rápidos nesse dia para ir trabalhar noutro sítio qualquer. 
Eu fiquei à espera que a cidade parasse um bocadinho de soluçar para lhe segredar ao ouvido que gosto dela assim. Contei-lhe das chatices que me acontecem quando fico invisível. Combinamos um dia ir beber um café. Acho que fiz uma amiga. Quando cheguei a casa pus o meu pijama aos quadrados, sentei-me à secretária e telefonei-te a perguntar se já tinhas acabado de ler o último livro vermelho da biblioteca de Airdnaxela. Saiu-me uma grande esparguetada de uma conversa. Felizmente o cão dele, que agora me visitava muitas vezes quando era dia de tarte, conseguiu traduzir e disse baixinho aos fios do telefone:
- Despacha-te que ele está à tua espera! Gostas de jogar dominó? E de torta de laranja?
 

Comentários

Mensagens populares